quarta-feira, 18 de setembro de 2013

os construtores de instantes (parte 2)



Entrei por ali.
Depois de um tempo andando, a estrada se reduziu a uma viela invadida por capoeiras altas e cipós, na beira do caminho entreviam-se os mourões das cercas dos fundos de um casario de taipa. Eram barracos sem acabamento, escondidos pelas tramas do varal das roupas, colorida e disparatada caixa de lápis balançando na brisa. Um galpão de madeira apodrece calmamente infestado de tumbérgias e capim, o pau-jacaré crescido no meio das folhas despencadas do portão. Calor. Grilos. Mutuns cruzam o ar. Coado pela rama das árvores, o sol imprime na grama as manchas amarelo-escuras da pelagem do leopardo. As abelhas zunem nos cachos das mangueiras, ou aglomeradas nas florações da madressilva, da calêndula e do melzinho-de-celeiro.
Um tranco no lado direito do corpo.
Sérgio acorda de susto, irritado pela brusca transição. É só mais uma ataque de sonambulismo da mulher. Às vezes acontece. São os soníferos.
Está indo para o banheiro. Tranqüiliza-se, vira de lado. Quer voltar para o mesmo sonho.
Havia perto a presença fresca de água corrente, não vista nem ouvida, mas sentida, como um espírito da mata. Dou mais alguns passos...
Ela o sacode pelos ombros, não há jeito. Abre os olhos.
― Sérgio, acorda, por favor. Sérgio!
Doralice parece aterrorizada. Barulhos e pancadas ressoam no quarto, como se estivessem marretando as paredes e falando em rádios lá fora. Sérgio senta-se na cama.
― Mas que?...
― Vem ver... tem um monte de gente na nossa casa...
O apartamento deles estava no chão. Literalmente. Entulho, pedaços de piso e ferragem retorcida atravancavam a passagem onde antes havia cômodos; a poeira grossa do ambiente turbilhonava ao ser cortada por fachos de luz branca acoplados nos capacetes dos operários. Protegidos por macacões vedados e máscaras de gás, uma numerosa equipe trabalhava sem lhes prestar atenção. Falavam sem parar na tela de comunicadores portáteis.
Somente os quartos deles e das crianças tinham sido poupados da demolição. Todo o resto, destruído.
― Você não vai fazer nada, Sérgio?
― Ei, moço, senhor... por favor, alguém pode me explicar o que está acontecendo?
Finalmente, um dos sujeitos deu sinal de ter percebido a existência deles. Ainda assim, continuou a falar numa espécie de walkie-talkie amarrado ao pulso.
― Câmbio. Gerenciamento de operações domésticas, temos uma situação aqui no setor quatorze, grupo esmeralda, câmbio.
― Hã, situação? O que vem a ser isto? O que estão fazendo na nossa casa? ― abraça a mulher confuso, não só o apartamento está praticamente em ruínas, como o teto e as paredes derrubadas tornam visível uma noite estrelada que não deveria estar ali.
― Eu quero saber se os meus filhos estão bem!
― Senhor, senhora, vou lhes pedir que aguardem a chegada do nosso supervisor de ocorrências excepcionais. Ele vai explicar tudo pra vocês. Por enquanto, a instrução que recebi é para que aguardem aqui sem interferir com o nosso trabalho.
Um grupo se aproximou do casal, cercando-o, dando a entender que qualquer resistência seria inútil. Capitularam silenciosamente, Sérgio sentou-se num monte de destroços onde se viam os pedaços do home theater da sala de TV. Passado um tempo que não lhes pareceu muito nem pouco, apenas excessivo, chegou um homem vestindo terno e sem o ridículo uniforme laranja dos outros. Também falava no mesmo comunicador portátil, do qual recebia continuamente instruções.
― Queiram aceitar nossas desculpas, creio que houve uma falha no sistema. Mas não se preocupem...
― Falha no sistema!? ― Doralice explodiu ― Pois saiba que a sua “falha no sistema” detonou o que nós construímos com muita dificuldade! Além do mais, esses seus brutamontes encapuzados nos impediram de ver os nossos filhos!
― Não seja por isso, venham ― um corredor polonês se formou e os três se encaminharam ao quarto das crianças. ― Por favor, é extremamente importante que não acordem as crianças.
― Vamos deixar uma coisa clara aqui, senhor Men in Black: você não vai me dar ordens no que diz respeito aos meus filhos, copiou?
Entreabriram a porta. Os meninos dormiam profundamente.
― Poderíamos continuar a conversa em particular, no aposento de vocês?...
Sérgio tomou a dianteira. Temia as reações da mulher, a fúria nos olhos dela era por demais conhecida.
― Bom, será que você pode nos dar alguma razão plausível pra esta confusão no meio da noite, senhor?...
― Scholem, sou gerente de ocorrências extraordinárias. O que aconteceu aqui hoje não devia ter chegado ao conhecimento de vocês, na verdade, acho que foi causado por um efeito colateral do sonífero que a senhora tomou, dona Doralice...
― Como é que sabe o meu nome, o que eu tomo ou deixo de tomar? Que ocorrências paranormais são essas?! Como é que você sabe tanto das nossas vidas?
― Calma Dodó, calma, tenho certeza que há um tremendo engano nisto tudo. Senhor Scholem, continue...
― Pra não dar muitas voltas ao assunto, serei direto: somos da equipe de construção de instantes, trabalhamos com a realidade percebida e por isso estamos demolindo a casa de vocês. Enquanto dormem, não precisam dela, não necessitam que ela exista fisicamente, quero dizer. Quando acordarem, tudo estará nos seus devidos lugares, objeto por objeto, paredes, piso, quadros, bibelôs, louças, eletrodomésticos, enfim, tudo.
Caíram sentados em cima da cama, boquiabertos, bovinamente estupefatos. Doralice se recuperou primeiro.
― Você está dizendo que a nossa casa não existe enquanto estamos dormindo?
― Pra ser totalmente rigoroso, nada existe sem que alguém esteja consciente disso. Pensem no tamanho do universo, o gasto enorme que seria se tudo existisse o tempo todo. Absolutamente insustentável em termos energéticos. Por isso, mantemos as coisas aí somente enquanto os seres as percebem, vivem nelas. Claro que com os telescópios e sondas espaciais o nosso trabalho aumentou bastante...
― Que puta absurdo! Nunca ouvi uma lorota maior que essa... cê tá acreditando nisso?
― Dó, eu acho que nós ainda estamos sonhando...
― Só se estivermos sonhando o mesmo sonho. E te garanto que, neste momento, eu sou eu mesma!
― Quando vocês sonham, nosso trabalho é muito menor: apenas uma questão de estímulos neuroquímicos. Muito mais limpo e prático. Difícil mesmo é reconstruir galáxias, supernovas, quasares, buracos negros... Pensem naqueles objetos que vocês têm a certeza de ter deixado num lugar, e quando procuram não estão lá. São pequenos erros da nossa equipe, a gente repõe numa gaveta esquecida pra ninguém desconfiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário