segunda-feira, 2 de março de 2015

a polícia das famílias - fim



As pessoas pensam que brincar de boneca é de qualquer jeito uma coisa tipo mega facinha uma boa maneira de meninas ficarem quietas num canto sem incomodar mas não é nada disso: você tem que montar uma cena de verdade com as bonecas que tiver porque não há nada mais sério do que brincar ― a história precisa ser bem contada senão cai a casa as bonecas e você junto.

Outro dia a caçula me disse que viu o pingolim do amigo da escola e que era pequeno daí perguntei: “Pequeno comparado com...?” e a fedelha respondeu que não sabia mas depois confessou que tinha visto uma vez o papai no banheiro e ficou assustada porque o dele era grande e escuro e cheio de pelos igual um monstro.

Daí apertei ela e perguntei porque ela tava tão preocupada com essas coisas e aí confessou que só queria saber quando o pinto dela ia crescer e disse bem assim: “Eu não quero ficar menina pra sempre, ser menina é muito chato”, “Quer dizer que você acha tipo assim que essa é uma coisa que cresce na gente e numa hora você é mulher e depois deixa de ser?”, “Quando eu crescer quero ser menino como o Joesley”.

“De onde você tirou essa tontice?” “A Maria e a Rafaela me disseram que é verdade, tá?” Acha que adiantou dizer pra ela que o Joesley não é menino mas um homem e por isso que ele é monitor da escola e que meninas pequenas e tontas não viram homens fortes e grandes? Foi quando soltaram no ar o Grande Dragão da Mentira.

Não há como tirar uma idéia louca de um monte de cabeça oca depois que as três malucas começaram a falar aquelas coisas horríveis do moço a escola ficou parecida com a minha casa silêncio e tensão todo mundo nervoso um lamaçal gosmento de mentiras e enredos e partidos que se dividiam a favor ou contra ele.

São duas torcidas de futebol: uma que abraça a loucura de olhos fechados e os outros que só abrem um olho e ainda piscam. Prenderam o Joesley coitado eu sabia de tudo sabia que era uma brincadeira boba de meninas bobas que os pais queriam acreditar porque em terra de saci qualquer chute é voadora. Pedi pra falar com a diretora da escola fiquei uma hora esperando na porta dela.

“Sua irmã, a Rafa e a Mari estão mentindo? E por que elas fariam isso?” “A senhora precisa entender, é uma coisa de... bem, de criança. Ela me contou que ele não mostrou o pipi, que ela tinha falado bobagem junto com as amigas e se arrependeu”. Nessa hora a diretora tirou os óculos e me olhou bem no fundo: “Isso aconteceu sim”.

Fiquei sem dormir quando a polícia levou ele e agora a juíza mandou prender o Joesley a prisão é um lugar horrível e ele deve estar se sentindo sozinho e injustiçado porque ele também sabe como eu sei que não fez nada. As câmeras da escola mostram ele longe do lugar onde elas falaram que tinha acontecido e mesmo assim alguém pode ser preso?

Barbaridades acontecem todos os dias na televisão mas na vida real são ainda piores porque só as crianças choram por causa disso. Acho que a família do monitor e ele deve também chorar muito eu ia chorar o tempo todo na prisão mas não acho que me soltariam mesmo assim.

Você pega uma moeda e joga no cara-ou-coroa cara faz assim coroa faz assado e na maior parte das vezes isso não faz diferença nenhuma você resolve só com metade da verdade. Mas as coisas complicadas precisam dos dois lados da moeda porque tem as coisas de sim ― e o só que não.

Ainda não sei contar histórias tão bonitas como as do meu livro As Mais Belas Lendas Chinesas mas já sei escrever e eu não vou parar enquanto alguém não me escutar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário